Como São José Marello, queremos imitar São José, dedicando-se aos interesses de Jesus.
São José Marello desejava levar Cristo ao mundo, imitando São José na sua “dedicação aos interesses de Jesus”.
Como São José, as Oblatas escolhem servir a Igreja em atividades e lugares humildes, de preferência para com os pobres e os abandonados, contentes de realizar ofícios simples e ordinários com amor extraordinário.
Seu trabalho tem como mira, em cada caso, a promoção integral das pessoas, ajudando-as no campo social, educativo e religioso.
Junto à devoção a Maria Santíssima não pode faltar aquela a São José, que as Oblatas devem imitar como modelo e mestre de espiritualidade e invocar como seu Protetor e Pai.
A IMITAÇÃO DE SÃO JOSÉ, nas suas relações íntimas com o Divino Verbo, constitui, segundo o ensinamento de São José Marello, a espiritualidade própria das Oblatas de São José. Essa é preciosa e sublime mesmo quando se exercita em trabalhos humildes e pouco aparentes, fazendo “as coisas ordinárias com amor extraordinário”.
O exemplo de São José inclina as Oblatas a cultivar uma “vida escondida com Cristo em Deus” (Col 3,3), confiando-se com simplicidade e docilidade à vontade de Deus em tudo.Fonte: Oblatas de São José - Constituições - Artigos 9, 51, 55